segunda-feira, 2 de maio de 2011

A história do Aikido


História

   Em 14 de dezembro de 1883 nasceu em Tanabe, na província de Kii (hoje Prefeitura de Wakayama) o filho de Yoroku e Yuki Ueshiba, aquele que viria a ser o grande Mestre, criador da mais perfeita e elevada síntese das Artes Marciais Japonesas. Chamou-se Morihei Ueshiba e até a adolescência era um garoto pequeno de aparência frágil. Entretanto ele era espiritualmente forte e seu comportamento diferia muito dos garotos de sua idade. Desde os 10 anos demonstrou grande interesse pelas Artes Marciais conhecidas na época.
   Yoroku Ueshiba era membro do conselho local e o principal guardião da aldeia. Havia na localidade um grupo de oponentes políticos que desafiava sua autoridade, opunham-se a ela e o seu chefe vinha sempre à casa de Yoroku para negociações; nessas ocasiões o agressivo oponente apresentava-se grosseiro, não só o criticava mas o ameaçava seriamente.
   O fundador, rememorando aqueles tempos, quando tinha cerca de doze anos, dizia que surgiu em si um profundo sentimento de revolta e jurou que não importa que dificuldades, tornar-se-ia forte e não permitiria mais tais ofensas, já que seu pai era um homem de caráter reto e honesto. Este sentimento impulsionou ainda mais o adolescente Morihei para o aprendizado das Artes Marciais.

 Morihei Ueshiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário